Você tem ideia de quantas escolhas faz todos os dias? De acordo com pesquisas recentes fazemos, em média, 35 mil escolhas diárias. Quando li esta informação no site do “Momento Espírita” minha primeira reação foi de espanto e até, confesso, de uma certa incredulidade. Mesmo assim resolvi ir em frente, afinal estamos sempre fazendo escolhas, optando por alguns caminhos e deixando outros de lado. Uma criança tem menos liberdade de escolha, é óbvio. Conforme vai crescendo, sua liberdade de escolha vai aumentando.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Há um termo que se usa para expressar essa liberdade de escolha: livre-arbítrio, considerado uma das potências da alma, concedido pelo Criador, e que nos confere a faculdade de pensar e de agir conforme o nosso discernimento. Como consequência, assumimos plena responsabilidade pelas nossas escolhas. Isto significa que quanto mais livre-arbítrio, mais responsabilidades temos.
Há ainda um outro aspecto a se considerar sobre a liberdade de escolha: até que ponto somos influenciados pelas escolhas que fazemos? Num mundo de tantas ofertas, de tantas influências em nossas vidas (existem hoje até influenciadores profissionais), formadores de opinião de diversas naturezas dizendo o que é certo e o que é errado, será que realmente estamos fazendo nossas escolhas ou estamos submissos a estas influências?
Importante mantermos nossa autonomia, nossa autenticidade e, principalmente, nossa coerência. Mudar de opinião não constitui nenhum pecado, importante é manter valores e princípios norteadores de nossas escolhas. Raul, o maluco genial já dizia: “eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. As opiniões até podem mudar, mas as escolhas, uma vez feitas, sempre acarretarão responsabilidades e consequências.
Conta-se que um dia uma pessoa se olhou no espelho e diante de sua imagem refletida perguntou: “quem é você?”. E o espelho respondeu: “suas escolhas”. Seremos sempre o resultado de nossas escolhas. Agora e depois.
AGAS: um carrinho cheio de surpresas
Conselho Superior da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) tomou uma decisão “salomônica” diante de empate (quase) inédito nas eleições da entidade. A associação, que já teve como presidente o santa-mariense João Trevisan, registrou pela segunda vez em sua história um empate entre os concorrentes. Com 61 votos para o atual presidente, Antônio Cesa Longo, e o mesmo número para Lindonor Peruzzo Jr, nove dos dez conselheiros sugeriram, como solução do impasse, uma gestão compartilhada (ou dividida). Longo fica na presidência até o final de 2025, e Peruzzo Jr assume em 2026, para um mandato de um ano também. Há quem defenda, para as próximas eleições, que a decisão em caso de empate seja pela maior idade, com a devida mudança do Regimento Interno. A decisão do Conselho não foi unânime, mas a vontade da maioria foi registrada em ata.
Travessia acelera o ritmo
Conclusão da concretagem das vigas que servirão de base para a construção das barreiras de segurança (muretas) na passagem inferior do Bairro Urlândia, foi comemorada pelos responsáveis pela Travessia Urbana. Após o Carnaval, será iniciada a pavimentação asfáltica do trecho, o último que falta ser duplicado.
Reflexão e ação
A Campanha da Fraternidade 2025 em Santa Maria vai propor ações concretas, além da tradicional mensagem de reflexão. Com o tema bem sugestivo: “Fraternidade e Ecologia Integral” o lançamento, dia 5 de março, às 10h, no Parque da Medianeira, terá o plantio de flores com a participação de mais de 100 estudantes de escolas católicas, a instalação de 20 lixeiras para descarte seletivo, uma fala da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar), manifestação do arcebispo dom Leomar Brustolin e anúncio de melhorias no Parque incluindo plantio de árvores e novo chimarródromo. Bem que o município poderia aproveitar a força de uma campanha com tamanha força e elaborar um programa de incentivo ao descarte seletivo e de melhor destinação dos resíduos sólidos.
Enquanto o contribuinte continuar enxergando seu lixo ser misturado nas caçambas dos caminhões de coleta ou mesmo nos contêineres, terá pouca motivação para fazer a separação prévia. A Asmar vem prestando um grande serviço, mas não consegue abranger toda a cidade.
Por que parou?
Recolhimento de fios caídos continua sendo uma cobrança permanente dos leitores. Esquina das ruas Benjamin Constant com a Anibal Barão é um, entre muitos locais em que o problema tem sido constatado. Preocupação é que o leigo nunca sabe se estão energizados ou não. Isto também é fator de (in)segurança.
Tanto faz
Secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, afirmou que não está preocupado com a mudança da denominação da Guarda para Polícia Municipal. O ex-delegado da Polícia Federal voltou a defender uma ação integrada dos orgãos de segurança, em todos os níveis. Cada um dentro de sua competência, e todos em defesa do combate à criminalidade em todas suas formas. Além disso, será necessária a participação das demais secretarias do Município. Iluminação, praças e espaços públicos bem cuidados são fatores de segurança, entre outros.
Santo de casa
Comunidade católica aguarda com expectativa o anúncio que pode ocorrer, dia 4 de março, da beatificação do diácono João Luiz Pozzobon. Para a cidade, a santificação pode representar o aporte de muitos fiéis e, é claro, um significativo aumento do turismo religioso.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!